Marca ESGas

Nova tabela de tarifas da ES Gás entra em vigor no próximo dia 1º de maio

Os clientes da ES Gás passam a ter uma nova tabela de tarifas a partir do próximo dia 1º de maio, conforme previsto no contrato de concessão entre a Companhia e o Estado do Espírito Santo,  após homologação da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), por meio da Decisão 002/2022.

O reajuste homologado foi de 17,15%, e considera os efeitos da liminar proferida em favor do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) em 30 de dezembro de 2021, que impediu que o novo valor advindo da Chamada Pública realizada pela ES Gás para suprimento de 2022 fosse praticado. Desta forma, os usuários da Companhia continuam sob a vigência da precificação de aquisição de gás contida no contrato de suprimento em 2021.

Com a nova tabela, as parcelas que compõem a tarifa ficam assim constituídas:  58,6% para a molécula, 9,7 % referente ao transporte do insumo, 24,7% para os impostos (PIS/Cofins e ICMS) e 7,0% para a distribuição, que é o percentual que ressarce os custos de distribuição e remunera a ES Gás.

“Está sendo reajustada, em maio, a parcela de molécula e de transporte conforme regra definida no contrato de suprimento de gás natural. O custo da molécula capturou a variação trimestral do petróleo do tipo Brent de 28,2%, impactado também pela guerra na Ucrânia, e o custo do transporte foi reajustado pela inflação em 14,8%. Como não houve reajuste da margem da ES Gás, a variação na tarifa média ao consumidor final é de 17,15%”, explica o gerente de Regulação da ES Gás, Frederico Valle e Flister.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás

Cintia Dias

27 99752.7242

cintia.dias@esgas.com.br

Marca ESGas

Outras notícias

Marca ESGas

Outras notícias

Se desejar solicitar algum serviço entre em contato pelo telefone 08005950197, 117 ou sac@esgas.com.br identifique-se e solicite o serviço desejado.