ES Gás define projetos incentivados federais para o primeiro trimestre de 2023
A ES Gás definiu os projetos que receberão aporte da Companhia no primeiro trimestre de 2023 nas leis federais que utilizam renúncia fiscal do Imposto de Renda, a saber: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo Nacional do Idoso e Fundo da Infância e Adolescência. Foram recebidos 29 projetos no período que, após analisados pela Comissão de Avaliação de Projetos Incentivados, com o apoio da Mina Cultural, empresa contratada para este fim, foram aprovados pela Diretoria.
Na Lei de Incentivo à Cultura foram selecionados os projetos Cinemarias, que consiste na realização de capacitação audiovisual para 30 mulheres bolsistas, voltada para jovens residentes em territórios vulnerabilizados, além de mostra de filmes e show de encerramento e CriasLab – Novas vozes da juventude e Diversidade Cultural, um festival multilinguagem de difusão e fortalecimento das manifestações culturais urbanas das juventudes – presentes na comunicação, música, dança, artes visuais, no audiovisual, entre outras expressões.
Na Lei de Incentivo ao Esporte foi selecionado o projeto Escola de Judô Superar, que promove a inclusão social de 50 crianças e adolescentes (seis a 18 anos) do município de Serra, durante 12 meses, por meio da prática esportiva do Judô.
No Fundo Nacional do Idoso o projeto escolhido foi o HECI-VER – Um novo futuro para os idosos de Cachoeiro de Itapemirim, que tem como objetivo realizar atendimentos oftalmológicos, cirurgias de catarata, cirurgia de glaucoma e injeção intravitrea de Antiangiogênico para pessoas acima de 60 anos, tratando, prevenindo a cegueira e a deficiência visual.
Por fim, o projeto selecionado no Fundo da Infância e Adolescência foi o “Amigos da Justiça Cidadania, Educação e Arte”, que promove o ensino de serigrafia, arte em tecidos, estamparia arte em sublimação, artesanato em geral, desenho artístico, palestras, dinâmicas, rodas de conversas e aulas de tecnologia para crianças e adolescentes de Ibiraçu.
As inscrições para o segundo trimestre de 2023 já estão abertas, e prosseguem até o dia 14 de maio, para aportes financeiros em 28 de junho, e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário específico para este fim (https://forms.gle/MoKveFnksGUqk4sS8). Caso haja dúvidas, elas podem ser dirimidas pelo e-mail edital@minacultural.com.br. Proponentes que não tiveram seus projetos selecionados podem voltar a inscrevê-los para o próximo trimestre.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA ES GÁS
CINTIA DIAS
(27) 99752 – 7242