Marca ESGas

ES Gás apresenta a primeira prestação de contas anual ao órgão regulador

A ES Gás apresentou à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), órgão responsável por regular a concessão, a sua primeira prestação de contas referente à gestão da Companhia nos serviços de distribuição de gás natural no Espírito Santo.

A prestação de contas é uma obrigação contratual anual, que compreende a apresentação de informações relativas ao volume de vendas, às despesas operacionais, aos investimentos e resultados alcançados a cada 12 meses de operação. Este primeiro reporte compreendeu os eventos ocorridos entre agosto de 2020, quando entrou em operação, e julho de 2021. Os números estão refletidos na tabela.

É importante compreender que o cumprimento das metas regulatórias assumidas pela Companhia, na ocasião da assinatura do contrato de concessão, são de suma importância para se evitar penalidades futuras e manter a rentabilidade dos ativos no longo prazo.

O relatório foi elaborado com o envolvimento de diversas áreas da Companhia, como Controladoria, Planejamento, Contabilidade e Engenharia, com a coordenação da Gerência de Regulação (GREG), e está em trâmite na Arsp.

O trabalho abordou, ainda, um capítulo específico sobre o contexto operacional da ES Gás no seu primeiro ano, os efeitos da pandemia, e uma mensagem da Diretoria sobre os desafios no horizonte da concessionária.

“A ES Gás, embora tenha assumido a concessão dos serviços de distribuição em plena pandemia, conseguiu atingir importantes resultados. O investimento referente a rede de aço ficou abaixo do planejado em função do projeto Linhares, que teve seu início em janeiro de 2022. Por outro lado, a Companhia realizou a ligação de 8.617 consumidores enquanto o planejamento era de 5.050 em seu primeiro ano de operações”, explica Heber Resende, diretor-presidente da ES Gás.

“Em relação às despesas operacionais, parte do bom resultado alcançado se refere à postergação de despesas que ocorrerão no segundo ano de operação, e a realização do Lucro Líquido Regulatório abaixo do planejado reflete a redução do volume de vendas não térmico, em torno de 10%”, analisa Resende.

A próxima prestação de contas, prevista para ocorrer entre agosto e setembro de 2022, englobará as atividades do segundo ano da concessão.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás

Cintia Dias

27 99752.7242

cintia.dias@esgas.com.br

Marca ESGas

Outras notícias

Marca ESGas

Outras notícias

Se desejar solicitar algum serviço entre em contato pelo telefone 08005950197, 117 ou sac@esgas.com.br identifique-se e solicite o serviço desejado.