Marca ESGas

Tarifas do Gás Natural no Espírito Santo terão reajuste a partir de 1º de novembro

A partir de 1º de novembro, consumidores que utilizam o gás natural no Espírito Santo serão regidos por uma nova tarifa. Conforme prevê o contrato de concessão, as novas tarifas foram submetidas à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), que homologou um aumento médio de 5,91%.

O aumento foi fortemente impactado pela cotação do petróleo Brent, cujo valor cresceu 11,14% no último trimestre. Como o gás natural é, na maioria das vezes, extraído junto do petróleo, acaba por ser indexado por esta commodity. A alta na cotação do Brent resultou em aumento de 9,61% no preço da molécula, que responde a 56,4% do preço da tarifa.

O valor da tarifa é formado a partir de cinco componentes:

  • o preço da molécula, que corresponde a mais da metade da composição tarifária, e é impactado pela cotação do Brent e pelo câmbio (56,4%);
  • o transporte, que traz o gás natural dos pontos de extração e produção até as redes de distribuição (10,8%);
  • os impostos (PIS/Cofins e ICMS), que correspondem a 24,4%;
  • a margem de distribuição, que é remuneração da Companhia (7,8%);
  • e a conta gráfica, criada em maio em função da chegada de novos supridores à ES Gás, elaborada a partir do preço médio da molécula e do transporte (-0,6%).

 

A tabela com as novas tarifas por segmento está disponível nos sites da ES Gás (www.esgas.com.br) e do órgão regulador (arsp.es.gov.br).

Sobre a ES Gás

A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo quase 80 mil clientes. Recentemente, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

 Nosso portfólio abrange nove distribuidoras de energia elétrica, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, por meio da aquisição da ES Gás.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás

Cintia Dias

(27) 99752.7242 – cintia.dias@esgas.com.br

FSB (para contatos entre 30 de outubro e 03 de novembro) – Marcos Paulo – 21 97269.4642

Marca ESGas

Outras notícias

Marca ESGas

Outras notícias

Se desejar solicitar algum serviço entre em contato pelo telefone 08005950197, 117 ou sac@esgas.com.br identifique-se e solicite o serviço desejado.

Precisa falar com nosso atendimento?

Ligue para (85) 3392 7899 ou envie um e-mail para sac@esgas.com.br