Três perguntas para um tema: Competitividade
Paulo Ribeiro, gerente de Aquisições e Vendas de Gás Natural, aborda a competitividade do gás natural nas empresas e no transporte.
1 - As iniciativas do Programa Novo Mercado de Gás tem por objetivo desenvolver a indústria de gás natural propiciando o seu crescimento, como a ES GÁS vê os impactos potenciais, em especial no segmento industrial?
A expectativa é de que as iniciativas do Novo Mercado de Gás permitam um combustível mais competitivo em termos econômicos e, com isso, haja maior utilização no segmento industrial. O custo mais competitivo da molécula pode incentivar novos usos para o gás natural deslocando energéticos de logística mais complexa e eventualmente mais poluentes. Pode ainda permitir a implantação de novas instalações industriais intensivamente consumidoras de energia térmica.
2 - E para o segmento veicular, quais os impactos que se pode esperar das iniciativas do Programa Novo Mercado de Gás?
O uso de gás natural no segmento veicular vive a expectativa de um novo ciclo de expansão propiciado pelo potencial uso de gás natural em veículos pesados, como ônibus e caminhões. Alguns fabricantes nacionais já estão montando veículos movidos a gás natural no Brasil e os custos elevados de importação de diesel tem tornado a opção por utilizar gás natural muito interessante para quem utiliza estes veículos. As iniciativas do Novo Mercado de Gás podem propiciar uma molécula mais competitiva e com isso incentivar a comercialização e a circulação de veículos pesados movidos à gás natural.
3 - O que você diria a empresas que ainda não utilizam o gás em seus processos produtivos? Enumere as vantagens do insumo à atividade industrial/empresarial.
O gás natural é o combustível fóssil menos poluente, tem a melhor logística para recebimento e utilização uma vez que é todo canalizado, é também mais seguro pois em caso de vazamento se dispersa com facilidade e, além de tudo isso, há uma expectativa de que – apesar de já ser mais econômico do que as outras fontes normalmente utilizadas na indústria, como GLP, óleo combustível e óleo diesel – possa se tornar ainda mais competitivo. Eu diria a quem não o utiliza, mas tem a disponibilidade da rede de gás canalizado próximo a sua unidade industrial, que nos chame para que possamos demonstrar melhor todos estes benefícios do gás natural.