Obras de Interligação da rede de distribuição de gás ao gasoduto de transporte Cacimbas-Vitória

Linhares e região

Voltar

ES Gás Perguntas e respostas

Qual é a empresa responsável pela construção e operação do gasoduto?

A empresa responsável pela construção e operação do gasoduto é a ES GÁS, que é a concessionária de distribuição de gás natural canalizado no estado do Espírito Santo. A empresa tem como sócios o governo do estado do Espírito Santo (sócio controlador) e a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora).

Qual é a empresa responsável pela execução das obras?

UNIFORTE AMERICANA ENGENHARIA E CONSTRUTORA LTDA.

Quais os benefícios do gasoduto a ser construído?

O gás natural fornecido para os municípios de Linhares e Sooretama atualmente é transportado por meio de carretas, a partir do distrito de Regência, até o distrito de Bebedouro. Com a implantação do gasoduto, o fluxo de caminhões carregados com gás natural será eliminado, e o gás passará a ser transportado somente pelo gasoduto. O tráfego dos caminhões carregados com gás será interrompido de forma definitiva. Além disso, o novo gasoduto permitirá ampliação da capacidade de abastecimento à cidade de Linhares e Sooretama, que nos últimos anos tem ampliado seu parque industrial, assegurando atratividade para novos empreendimentos se implantarem nessas cidades, sob ponto de vista de suprimento de gás natural.

Como faço para me candidatar a uma vaga de emprego?

Os currículos podem ser entregues pelo e-mail selecao@uniforteam.com.br ou no canteiro da empresa contratada UNIFORTE que está executando a obra, em Linhares, ou cadastro no SINE de Linhares

Como faço uma reclamação, denúncia ou esclarecimento de dúvidas sobre a obra?

As reclamações, denúncias, sugestões de melhoria ou esclarecimentos de dúvidas podem ser feitas através deste canal de comunicação 0800 5950197

Existe algum risco (de incêndio ou explosão) para a população no entorno do gasoduto a ser implantado?

Durante etapa de estudos para implantação do projeto, foi efetuado um estudo de análise de risco à população circunvizinha ao empreendimento, que faz parte do processo de licenciamento junto aos órgãos responsáveis, não havendo indicativo de riscos a comunidade local. O traçado escolhido é predominantemente rural, isento de população no seu entorno. Ressalta-se ainda que a ES GÁS possui equipes de operação e manutenção 24 horas por dia, que fazem o monitoramento dos parâmetros de segurança de operação de toda a rede de distribuição no estado do Espírito Santo, bem como equipes locais em Linhares, que efetuam a inspeção rotineira de todo o trecho dos gasodutos já instalados.

A obra terá algum risco ao meio ambiente ou ao patrimônio cultural?

A obra será acompanhada pela fiscalização da ES GÁS, que exige o cumprimento de todos os procedimentos, condicionantes e normas técnicas para quaisquer atividades. Os órgãos ambientais foram consultados e estarão no transcorrer do projeto, prestado todo e qualquer apoio necessário. Ressalta-se que a instalação do gasoduto está licenciada junto ao IEMA, possuindo inclusive: - Plano de Resgate e Afugentamento de Fauna, para se evitar riscos de acidentes com os animais nativos da região que as frentes de obras eventualmente se deparem, havendo inclusive acompanhamento dos serviços por um biólogo. - Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD), visando restabelecer condições originais do solo nos locais das obras onde houver serviços de escavação. - Acompanhamento da obra por um arqueólogo, que irá monitorar existência de objetos de interesse do ponto de vista de estudos arqueológico. - Programa de Educação Ambiental, a ser aplicado as comunidades, visando conscientização sobre aspectos de interesse a conservação do meio ambiente.

A obra possui autorização do CREA-ES?

Sim, a empresa UNIFORTE e seus engenheiros responsáveis técnicos estão devidamente registrados no CREA-ES. De forma similar, os engenheiros da ES GÁS possuem autorização do CREA-ES para exercício de suas atividades.

A execução da obra irá gerar ruído (barulho) que possa me atrapalhar?

Qualquer execução de obra gera ruído no local, mas as equipes irão trabalhar em horários que não sejam prejudiciais ao bem-estar da população no entorno, nos locais onde há ocupação humana.

Qual o tempo de duração de construção do gasoduto?

A obra de construção do gasoduto tem previsão de 1 ano (contrato encerra em 11 de janeiro 2023).

Qual o comprimento, material e diâmetro do gasoduto?

O gasoduto será construído no diâmetro de 6" em aço carbono API 5L Gr B, terá aproximadamente 28 km de extensão e ligará o ponto de recebimento do gás natural em Regência até a estação redutora de pressão, localizada em Bebedouro.

Qual o valor total do empreendimento?

O orçamento previsto para o empreendimento é de R$ 27,7 Milhões.

Quais os municípios serão beneficiados com este gasoduto?

Os municípios atendidos pelo gasoduto são Linhares e Sooretama

O gasoduto após construído ficará aparente?

Não, o gasoduto será construído totalmente subterrâneo, não ficando aparente na sua operação diária.

Qual a profundidade que ficará este gasoduto?

O gasoduto ficará totalmente subterrâneo a uma profundidade de aproximadamente 1m do nível do solo no trecho rural e a 2m de profundidade na pista (estrada) ou travessia da estrada

Durante a obras, as estradas ficarão interditadas para a construção do gasoduto?

Não, a construção do gasoduto nos trechos de travessia de pistas será realizada pelo método de furo direcional, não interditando a via pública.

Este gasoduto transportará o que?

O gasoduto transportará exclusivamente o gás natural odorizado.

É possível detectar um vazamento de gás nesse gasoduto?

As equipes de operação e manutenção monitoram continuamente os parâmetros operacionais, para assegurar sua integridade e segurança. Uma forma de se detectar um vazamento de gás é por meio de seu odor característico, sendo que qualquer pessoa pode informar a ES GÁS por meio de seu canal de atendimento (0800 595 0197) em caso de perceber odor de gás. Uma equipe de emergência será encaminhada para verificação da situação.

O gás natural deste gasoduto de Linhares é para atender a quais segmentos?

O gás natural atenderá aos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.

Após entrar em operação, como procedemos para realização de escavação na região?

Antes de qualquer escavação próximo a construção do gasoduto deverá ser comunicado à ES Gás através do 0800 595 0197 ou 117 para comunicação desta necessidade para análise de interferência e emissão de parecer e acompanhamento da equipe técnica da ES Gás no local.

O gasoduto após construído tem alguma identificação aparente visto que o mesmo é totalmente subterrâneo?

Sim, no alinhamento de construção do gasoduto é instalado o marco de localização de concreto onde assim é possível identificar o traçado ("caminho") do gasoduto construído.

Se ocorrer um incêndio próximo ao local onde passa o gasoduto, o que devo fazer?

Identificar o local aproximado do incêndio e informar via telefone 0800 595 0197 - opção 1 (emergência) -, para que seja encaminhada uma equipe de resposta a emergência para verificação da situação.

Haverá prioridade na contratação de mão de obra local?

Sim. A empresa contratada, por meio do SINE de Linhares, está recrutando profissionais qualificados para diversas funções.

Qual será a pressão de operação da rede?

A rede irá operar com até 35 Kgf/cm².

Existe previsão de outras obras deste segmento para a região?

O Governo estadual tem outros projetos para a região, e para os demais municípios no estado. Que fazem parte de um pacote de investimentos e expansão do gás natural no Espírito Santo.

Como faço para solicitar ligação do gás natural em minha residência ou estabelecimento comercial?

O atendente do 0800 deve redirecionar essa demanda para área comercial da ES GÁS.

Nossas Unidades

Nossos contatos

Canal de Atendimento de Gás Canalizado

Ouvidoria

Denúncias, reclamações, sugestões e elogios.  Solicitação de Informações – SIC Acesso a informações e documentos públicos com base na Lei Nº  12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). Adicionalmente, dúvidas como tratamos dados pessoais e como você pode exercer seus direitos, consulte Aviso de Privacidade
2020 All Rights Reserved ⓒ ES GÁS

Se desejar solicitar algum serviço entre em contato pelo telefone 08005950197, 117 ou sac@esgas.com.br identifique-se e solicite o serviço desejado.