Obras de Interligação da rede de distribuição de gás ao gasoduto de transporte Cacimbas-Vitória

Linhares e região

ES Gás Conheça nossa obra em Linhares

A ES Gás está realizando as obras de interligação da rede de distribuição de gás ao gasoduto de transporte Cacimbas-Vitória, o que permitirá aumentar a segurança da operação e ampliar a oferta de gás natural em Linhares, Sooretama e Colatina. Demais municípios da região Norte também poderão ser beneficiados por meio de implantação de projetos estruturantes com menor percurso de carretas de GNC (gás natural comprimido). A obra deve ser finalizada ainda em 2022 e terá investimentos de R$ 27,7 milhões por parte da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás).

O empreendimento tem como objetivo interligar a rede de distribuição urbana do município com o ponto de recebimento de gás, localizado no gasoduto de transporte na região de Regência, eliminando o transporte rodoviário de GNC e as etapas de compressão e descompressão, de forma a ampliar o volume ofertado ao município para 360.000 m³/dia, ou seja, oito vezes superior ao atual.

Benefícios da obra para Linhares e região

+ OFERTA DE GÁS NATURAL

O aumento da oferta do gás natural possibilita a atração de novos investimentos

+ SEGURANÇA

Maior segurança no processo e mitigação do risco de incidentes e desabastecimentos

+ EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Aumento da segurança e a redução de custos operacionais relativos à compressão, ao transporte e à descompressão do gás natural

+ ENERGIA LIMPA

O aumento do fornecimento de gás natural fornece meios para a adoção de uma fonte de energia amigável ao meio ambiente

A obra consiste na construção de 28,4 km de gasoduto em tubo de aço carbono 6”, feito de forma predominante em área rural, isento de população em seu entorno, em uma faixa de servidão com 36 propriedades, que será executada pela empresa Uniforte Engenharia e Construtora, licitada para este fim. Cumpriu todas as etapas requeridas, incluindo o estudo de análise de risco à população circunvizinha, que não indicou perigo à comunidade local, e licenciamento junto aos órgãos responsáveis.

O gasoduto ficará totalmente subterrâneo a uma profundidade aproximada de um metro do nível do solo. Por este gasoduto, serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis, hoje atendidos por meio de carretas de GNC totalizando cerca de 240 viagens mensais, em um percurso de 63 km, o que apresenta riscos de incidentes e desabastecimento, por conta do transporte rodoviário. O volume atual é de 40.000 m³/dia, capacidade que passará para 120 mil m³/dia após a construção do gasoduto, podendo chegar a 360 mil m³/dia, caso seja necessário.

Notícias Galeria Status Documentos Perguntas Frequentes

ES Gás Últimas notícias sobre a obra

Assinada a ordem de serviço para as obras de interligação da rede de distribuição de gás em Linhares

Assinada a ordem de serviço para as obras de interligação da rede de distribuição de gás em Linhares

19 de janeiro de 2022

Obra ligará a rede ao Gasoduto Cacimbas-Vitória, substituirá o transporte de gás por caminhões e aumentará a oferta de gás ao município

Leia mais >

Nossas Unidades

Nossos contatos

Canal de Atendimento de Gás Canalizado

Ouvidoria

Denúncias, reclamações, sugestões e elogios.  Solicitação de Informações – SIC Acesso a informações e documentos públicos com base na Lei Nº  12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). Adicionalmente, dúvidas como tratamos dados pessoais e como você pode exercer seus direitos, consulte Aviso de Privacidade
2020 All Rights Reserved ⓒ ES GÁS

Se desejar solicitar algum serviço entre em contato pelo telefone 08005950197, 117 ou sac@esgas.com.br identifique-se e solicite o serviço desejado.