Governança Corporativa

As competências da ES GÁS constam no seu Estatuto Social e podem ser acessadas a no Portal de Transparência no endereço https://transparencia.es.gov.br/comum/esgas e resumidas logo abaixo: 

 

Assembleia Geral: órgão soberano da ES GÁS constituído pela reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da Lei e do Estatuto Social, a fim de deliberar sobre matéria de interesse social. 

 

Conselho de Administração: responsável, sem prejuízo das demais atribuições que lhe sejam conferidas por lei ou pelo Estatuto Social da Companhia, por fixar a orientação geral dos negócios da Companhia.  

 

Conselho FiscalA responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores, verificando o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, além de opinar sobre o relatório anual da administração e as demonstrações financeiras. 

 

Diretoria Executiva: é responsável por seguir as deliberações definidas pelo Conselho de Administração, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da empresa.  

 

Comitê de Auditoria Estatutário: órgão de suporte ao Conselho de Administração, no que se refere ao exercício das suas funções de auditoria e de fiscalização e manifestar-se  sobre: (i) a qualidade das demonstrações  contábeis; (ii) a efetividade do sistema de  controles internos; e (iii) a efetividade das auditorias interna e independente;  

 

Comitê de Elegibilidade: comitê de assessoramento que tem por finalidade assessorar os acionistas e o Conselho de Administração na avaliação dos requisitos e indicação da Diretoria Executiva, Conselheiros de Administração e Fiscais da ES GÁS.

Estrutura de Governança

Por meio do Estatuto Social e Regimentos Internos, constituídos em estrito cumprimento às exigências legais, a Companhia estabelece diretrizes reguladoras, bem como competências da Companhia e dos seus Órgãos de Administração. 

Clique e acesse o Estatuto Social da Companhia. 

Clique no link e acesse as informações dos Conselhos, Comitês e Diretoria  

Diretoria Executiva 

Nossa Diretoria Executiva é formada pelo Diretor-Presidente e dois Diretores. Composta por dois membros, sendo um Diretor-Presidente, acumulando a função de Diretor Administrativo-Financeiro, e um Diretor de Operações. Os Diretores têm mandato de dois anos, com possibilidade de três reconduções. 

Conselho de Administração 

Nosso Conselho de Administração é composto por sete integrantesAtualmente é composto por sete membros, sendo que o oitavo membro será escolhido, 

oportunamente, como representante dos empregados, todos eleitos em Assembleia Geral, com mandato de dois anos e possibilidade de três reconduções consecutivas. 

Conselho Fiscal 

O Conselho Fiscal é composto atualmente por três membros efetivos e respectivos suplentes, todos eleitos em Assembleia Geral, com mandato de dois anos e possibilidade de duas reconduções consecutivas. Há dois representantes do Estado do Espírito Santo e um representante da Petrobras Distribuidora S/A. 

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração 

Comitê de Auditoria Estatutário – CAE e Comitê de Elegibilidade – CEL 

Compostos por três membros, sendo no Comitê de Elegibilidade todos conselheiros de administração  e, no caso do Comitê de Auditoria, os três membros independentes e dois são externos, os Comitês auxiliam o Conselho de Administração em assuntos estratégicos, a fim de proporcionar maior assertividade técnica, agilidadeobjetividade, segurança e racionalidade ao processo decisório. A nomeação de seus membros compete ao Conselho de Administração, nos termos de seu Regimento Interno e do Estatuto Social da Companhia. 

 Assembleia Geral 

  • 2019
  • 2020

 

Conselho de Administração

  • 2019
  • 2020 

 

Comitê de Auditoria Estatutário

  • 2019
  • 2020

Estratégia

MISSÃO

Fornecer soluções energéticas sustentáveis e seguras por meio dogás canalizado, contribuindo para o desenvolvimento do ES, e assimcriar valor para clientes, colaboradores e acionistas.

 

VISÃO 2030

Tornar-se uma das três melhores distribuidoras de gás canalizado doPaís em rentabilidade e qualidade da gestão, sem abdicar daresponsabilidade socioambienteal, da qualidade e da segurança.

 

VALORES

Ética · Inovação · Segurança · Excelência · Sustentabilidade Trabalhoem equipe · Orientação para o cliente · Compromisso com resultados ·Responsabilidade socioambiental · Respeito às pessoas e à diversidade ·Compromisso com a sociedade capixaba

Estrutura Organizacional

Diretor Presidente

Heber Resende

Diretor de Operações

Frederico Bichara

Gerente Jurídico

 

Antônio Carlos de Freitas

Secretária Geral

Ariana Ferreira

Gerente de Aquisições e Vendas de Gás Natural

Paulo Augusto Ribeiro

Gerente de Gestão de Pessoas e Serviços Administrativos

Lucas Magalhães Torres

Gerente de Controladoria e Finanças

Lissandro Dilkin

Assesora de Comunicação e Sustentabilidade

Cintia Dias

Portal de Governança

Dotada, desde a sua constituição, de uma estrutura de Governança com Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Auditoria Independente, Comitês de Assessoramento ao CA (Auditoria Estatutário e e de Elegibilidade), a ES GÁS vem desde o ano 2019, avançando na implantação das melhores práticas de Governança Corporativa.
Sempre conduzindo suas atividades baseadas nos pilares e princípios de Governança: Integridade, Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Responsabilidade Corporativa e Ética, a Companhia tem valorizado as boas práticas no ambiente corporativo, alinhando interesses, valorizando a sociedade, promovendo o acesso a recursos e contribuindo para a perenidade da Companhia.

O acesso ao Portal de Governança https://www.atlasgov.com/home é restrito à gestão da ES GÁS, aos Administradores e aos membros dos órgãos estatutários.