Marca ESGas

Governança Corporativa

Conforme Art. 2º da Lei nº 10.955/2018, e suas alterações, e Estatuto Social, é competência da ES GÁS a exploração dos serviços de gás canalizado e demais atividades correlatas e afins, para a utilização por todo o segmento do mercado consumidor, seja como matéria-prima, seja para geração de energia ou outras finalidades e usos possibilitados pelos avanços tecnológicos. São competências dos órgãos colegiados estatutários da ES GÁS:

Assembleia Geral: órgão soberano da ES GÁS constituído pela reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da Lei e do Estatuto Social, a fim de deliberar sobre matéria de interesse social.   

Conselho de Administração: responsável, sem prejuízo das demais atribuições que lhe sejam conferidas por lei ou pelo Estatuto Social da Companhia, por fixar a orientação geral dos negócios da Companhia.    

Conselho FiscalA responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores, verificando o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, além de opinar sobre o relatório anual da administração e as demonstrações financeiras.   

Diretoria Executiva: é responsável por seguir as deliberações definidas pelo Conselho de Administração, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da empresa.    

Comitê de Auditoria Estatutário: órgão de suporte ao Conselho de Administração, no que se refere ao exercício das suas funções de auditoria e de fiscalização e manifestar-se  sobre: (i) a qualidade das demonstrações  contábeis; (ii) a efetividade do sistema de  controles internos; e (iii) a efetividade das auditorias interna e independente;    

Comitê de Elegibilidade: comitê de assessoramento que tem por finalidade assessorar os acionistas e o Conselho de Administração na avaliação dos requisitos e indicação da Diretoria Executiva, Conselheiros de Administração e Fiscais da ES GÁS.
Marca ESGas

Estrutura de Governança

Por meio do Estatuto Social e Regimentos Internos, constituídos em estrito cumprimento às exigências legais, a Companhia estabelece diretrizes reguladoras, bem como competências da Companhia e dos seus Órgãos de Administração. 

Clique e acesse o Estatuto Social da Companhia. 

Clique no link e acesse as informações dos Conselhos, Comitês e Diretoria  

Diretoria Executiva 

Nossa Diretoria Executiva é formada por 3 (três) membros, residentes no país, eleitos pelo Conselho de Administração, sendo 1 (um) Diretor-Presidente, 1 (um) Diretor Executivo de Operações e 1 (um) Diretor Administrativo-Financeiro. Os Diretores têm mandato de dois anos, com possibilidade de três reconduções.

Conselho de Administração 

Nosso Conselho de Administração é composto por sete integrantes, sendo que o oitavo membro será escolhido, oportunamente, como representante dos empregados. Todos os Conselheiros de Administração são eleitos em Assembleia Geral, com mandato de dois anos e possibilidade de três reconduções consecutivas.
 

Conselho Fiscal 

O Conselho Fiscal é composto atualmente por três membros efetivos e respectivos suplentes, todos eleitos em Assembleia Geral, com mandato de dois anos e possibilidade de duas reconduções consecutivas. Há dois representantes e seus suplentes indicados pelo Estado do Espírito Santo e um representante e seu suplente indicado pela Petrobras Distribuidora S/A.

. 

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração 

Comitê de Auditoria Estatutário – CAE e Comitê de Elegibilidade – CEL 

Compostos por três membros, sendo no Comitê de Elegibilidade todos conselheiros de administração  e, no caso do Comitê de Auditoria, os três membros independentes e dois são externos. Os Comitês auxiliam o Conselho de Administração em assuntos estratégicos, a fim de proporcionar maior assertividade técnica, agilidadeobjetividade, segurança e racionalidade ao processo decisório. A nomeação de seus membros compete ao Conselho de Administração, nos termos de seu Regimento Interno e do Estatuto Social da Companhia. 

Relato Integrado e

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa

O Relato Integrado da Administração  é uma ferramenta de diálogo com os públicos de interesse e de prestação de contas à sociedade, com informações transparentes sobre o modelo de negócio e sobre o desempenho da empresa em suas três frentes de atuação. A Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa é parte integrante do Relatório Integrado.

2020

Relatório da Administração

O Relatório Anual da Administração de 2019 contêm informações consolidadas sobre a execução do Plano de Trabalho da ES GÁS. Este documento também é uma forma da ES GÁS prestar contas à sociedade de todo o trabalho realizado em sua fase pré operacional. Os objetivos, resultados e as ações são apresentadas de forma transparente e clara.

Demonstrações Contábeis e Relatório de Auditoria Independente

 
2020
Marca ESGas

Estratégia

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado o Espírito Santo, fomentando o uso de gás natural e outros combustíveis de baixo carbono.

 

VISÃO

Ser referência na gestão da qualidade e da segurança nos serviços prestados aos clientes, bem como na oferta de soluções energéticas de baixo carbono.

 

NEGÓCIO

Desenvolver o mercado para gás natural, fornecendo soluções energéticas com segurança, criando valor  para clientes,  colaboradores e acionistas

 

VALORES

Foco no cliente

Resultados para o acionista

Segurança

Sustentabilidade e

Valorização das pessoas

Marca ESGas

Estrutura Organizacional

Diretor Presidente

Heber Resende

Diretor Executivo de Operações

Frederico Bichara

Diretor Administrativo-Financeiro

Walter Fernando Piazza Jr.

Gerente de Governança

Ariana Ferreira

Gerente Jurídico

 

Antônio Carlos de Freitas

Gerente de Aquisições e Vendas de Gás Natural

Paulo Augusto Ribeiro

Gerente Administrativo e Financeiro

Lucas Magalhães Torres

Gerente de Controladoria e Contabilidade

Lissandro Dilkin

Assessora de Comunicação e Sustentabilidade

Cintia Dias

Gerente de Riscos e Conformidade

Anderson Santos

Auditora interna

Sthella Lima

Coordenadora de Serviços Compartilhados

Marcela Couto

Coordenador de Tecnologia da Informação

Flavio Pires

Marca ESGas

Portal de Governança

Dotada, desde a sua constituição, de uma estrutura de Governança com Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Auditoria Independente, Comitês de Assessoramento ao CA (Auditoria Estatutário e e de Elegibilidade), a ES GÁS vem desde o ano 2019, avançando na implantação das melhores práticas de Governança Corporativa.
Sempre conduzindo suas atividades baseadas nos pilares e princípios de Governança: Integridade, Transparência, Equidade, Prestação de Contas, Responsabilidade Corporativa e Ética, a Companhia tem valorizado as boas práticas no ambiente corporativo, alinhando interesses, valorizando a sociedade, promovendo o acesso a recursos e contribuindo para a perenidade da Companhia.

O acesso ao Portal de Governança https://www.atlasgov.com/home é restrito à gestão da ES GÁS, aos Administradores e aos membros dos órgãos estatutários.