Comunicado: Nova Tarifa

 

A Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) informa que o recente reajuste de preços do gás natural ao consumidor decorre do aumento de preço de fornecimento da molécula do gás pela Petrobras.

A ES Gás informa, ainda, que o preço final de venda do gás ao consumidor é formado pela soma de quatro fatores, a saber: preços do gás (molécula e transporte que correspondem a cerca de 65% do preço ao consumidor), da margem de distribuição aos clientes (cerca de 10%) e dos tributos – federais e estadual (cerca de 25%).

Destas parcelas, apenas a margem de distribuição é regulada, com base em premissas contratuais, sendo sempre aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp).

A Companhia ainda informa que o contrato de aquisição da molécula junto a Petrobras segue a variação dos preços internacionais do barril de petróleo tipo Brent, é que essa modalidade de contrato é a mesma utilizada na grande maioria das distribuidoras estaduais.

Tão logo a ES Gás recebeu o informe da Petrobras para o reajuste no preço da molécula, e seguindo o disposto no contrato de concessão com o Estado, submeteu tal reajuste à Arsp, que o homologou em 27% para o trimestre iniciado em 01.11.2020.

Os clientes da Companhia já foram informados da mudança tarifária, em comunicado enviado pela ES Gás e pelo anúncio feito pela empresa e pela Arsp em jornais de grande circulação e no site de ambas.

É importante ressaltar que, mesmo após computar o reajuste de 01/11/2020, o valor da molécula de gás está cerca de 3% abaixo do valor praticado no mês de janeiro de 2020, haja vista a forte redução ocorrida no trimestre anterior, reflexo da redução do Brent, por conta da pandemia que afetou o nível de atividades do conjunto de países consumidores de petróleo.

A ES Gás está envidando esforços, conforme disposto no Contrato de Concessão, para buscar alternativas de redução do preço da molécula, a fim de beneficiar os clientes com preços mais competitivos e que possam atrair novos investimentos no Estado. Para isso, está realizando uma chamada pública, que busca obter o suprimento do gás aos menores preços que o mercado competitivo seja capaz de ofertar.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA 

Cintia Dias 

Assessora de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás 

27 3347.8973 – 27 99752.7242 

Cintia.dias@esgas.com.br 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Outras notícias

ES Gás abre seleção para auditor interno e gerente de Conformidade e Gestão de Riscos
ES Gás abre seleção para auditor interno e gerente de Conformidade e Gestão de Riscos A Companh ...
ES Gás apresenta perspectivas do mercado na Oil&Gás Week
ES Gás apresenta perspectivas do mercado na Oil&Gás Week O diretor-presidente da ES Gás, H ...
Três perguntas para um tema: LGPD
Três perguntas para um tema: LGPD Antônio Freitas e a LGPD 1 -A Lei Geral de Proteção de Dados ...
Por um dia em homenagem ao gás
Por em dia em homenagem ao gás Heber Resende – Diretor-presidente da ES Gás Em 29 de s ...