Marca ESGas

Comunicado: Nova Tarifa

 

A Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) informa que o recente reajuste de preços do gás natural ao consumidor decorre do aumento de preço de fornecimento da molécula do gás pela Petrobras.

A ES Gás informa, ainda, que o preço final de venda do gás ao consumidor é formado pela soma de quatro fatores, a saber: preços do gás (molécula e transporte que correspondem a cerca de 65% do preço ao consumidor), da margem de distribuição aos clientes (cerca de 10%) e dos tributos – federais e estadual (cerca de 25%).

Destas parcelas, apenas a margem de distribuição é regulada, com base em premissas contratuais, sendo sempre aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp).

A Companhia ainda informa que o contrato de aquisição da molécula junto a Petrobras segue a variação dos preços internacionais do barril de petróleo tipo Brent, é que essa modalidade de contrato é a mesma utilizada na grande maioria das distribuidoras estaduais.

Tão logo a ES Gás recebeu o informe da Petrobras para o reajuste no preço da molécula, e seguindo o disposto no contrato de concessão com o Estado, submeteu tal reajuste à Arsp, que o homologou em 27% para o trimestre iniciado em 01.11.2020.

Os clientes da Companhia já foram informados da mudança tarifária, em comunicado enviado pela ES Gás e pelo anúncio feito pela empresa e pela Arsp em jornais de grande circulação e no site de ambas.

É importante ressaltar que, mesmo após computar o reajuste de 01/11/2020, o valor da molécula de gás está cerca de 3% abaixo do valor praticado no mês de janeiro de 2020, haja vista a forte redução ocorrida no trimestre anterior, reflexo da redução do Brent, por conta da pandemia que afetou o nível de atividades do conjunto de países consumidores de petróleo.

A ES Gás está envidando esforços, conforme disposto no Contrato de Concessão, para buscar alternativas de redução do preço da molécula, a fim de beneficiar os clientes com preços mais competitivos e que possam atrair novos investimentos no Estado. Para isso, está realizando uma chamada pública, que busca obter o suprimento do gás aos menores preços que o mercado competitivo seja capaz de ofertar.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA 

Cintia Dias 

Assessora de Comunicação e Sustentabilidade da ES Gás 

27 3347.8973 – 27 99752.7242 

Cintia.dias@esgas.com.br 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram
Marca ESGas

Outras notícias

Governo do Estado firma contrato com BNDES para desestatização da ES Gás
Governo do Estado firma contrato com BNDES para desestatização da ES Gás O Governo do Espírito ...
ES Gás abre seleção para projetos incentivados
ES Gás abre seleção para projetos incentivados A ES Gás abre, nesta terça-feira (21) o pra ...
Equipe da Arsp visita Centro de Operações de Gás Natural
Equipe da Arsp visita Centro de Operações de Gás Natural A equipe técnica de fiscalização da ...
ES Gás realiza workshop virtual visando a Chamada Pública para Aquisição de Gás
ES Gás realiza workshop virtual visando a Chamada Pública para Aquisição de Gás Visando a apre ...